terça-feira, 15 de abril de 2008

Cansei de GPL/GNU/Linux!

Depois de várias tentativas em vários anos de pesquisa, chego a uma conclusão: nem debian, nem slackware, nem fedora e nem gentoo! Todos tem lados bons e muitos lados ruins.
Dizem que Software Livre é liberdade, mas que liberdade é essa cheia de restrições e bobagens?
Programas capado e detonados, cheios de remendo por causa de infração de licenças, utilidades removidas por mera alienação com relação a essa tal liberdade.
Onde fica a minha liberdade de escolha? Boicotada por causa de licenças ridículas ou por essa eterna guerra Windows x Linux?
Por mais que se brigue nesse mundo, software proprietário ainda tem muito mais qualidade, muito mais suporte, muito mais usabilidade. Sabem por que? Porque pessoas estão sendo pagas para desenvolver softwares de qualidade!
Muitos ainda bringam até a morte dizendo que software livre é melhor mas melhor em que? Só por ter código aberto? Não acho isso uma vantagem, pois nos últimos anos todos os programas que tento usar ainda tem qualidade ruim, travamentos e outras coisas tão ruins que nem vou citar.
Essa é a liberdade que temos em usar Software Livre? Abrir mão de programas proprietários com qualidade para usarmos programas de código aberto de baixa qualidade? Programas capados que não pode usar uma determinada biblioteca por causa de violação de licenças? Programas que dizem que não travam ou não dão erro e o que mais vejo são problemas relacionados a travamentos e relato de erros, brotando a peso de toneladas nos bugzillas da vida.
Até Alexey Pazhitnov, criador do Tetris, tem razão em dizer que Software Livre nunca deveria ter existido e utilizando palavras dele: "O software livre não é bom para o desenvolvimento da tecnologia, não tem projeção no mercado, não cria riqueza, é apenas uma mostra de rebeldia estéril. As idéias de Stallman pertencem ao passado, faziam sentido nos anos 70 e 80. Eu também compartilhei desse ideal quando era jovem. Naquela época não havia possibilidades de negócio e parecia lógico compartilhar os avanços obtidos nas universidades para que eles se espalhassem."
A, me façam uma favor, DÁ LICENÇA QUE EU QUERO USAR O QUE EU QUISER!
Que se foda essa merda de GPL/GNU/Linux!

Nenhum comentário: